NOTA DE CORTE SISU 2019 → Saiba como Funciona e Simular Nota

O Sistema de Seleção Unificada, conhecido por todos os estudantes de ponta a ponta do Brasil, é um dos programas educacionais criados pelo governo brasileiro mais bem sucedidos da atualidade. E é através da pontuação obtida no ENEM, mais especificamente pela nota de corte SISU 2019, que o preenchimento das vagas do programa é administrado.

Praticamente todos os estudantes brasileiros que almejam ingressar em alguma universidade pública de qualidade acabam procurando pelo SISU, que aceita as notas do Exame Nacional do Ensino Médio como forma de estipular quais candidatos irão ingressar nas vagas mais concorridas e quais não.

No entanto, utilizar o resultado ENEM não dá garantias de sucesso, já que há a nota de corte, que nós vamos conhecer melhor neste artigo, no qual procuraremos explicar o que é SISU, qual o seu funcionamento, entre outras coisas.

Nota de Corte SISU 2019

Importante mecanismo de controle para liberação das vagas das instituições participantes, a Nota de Corte SISU representa a oportunidade para muitos estudantes brasileiros de conseguir ingressar em uma instituição de ensino superior pública.

Ela é a forma de cálculo encontrada pelo Sistema de Seleção Unificada para definir quais vagas serão direcionadas a quem de direito, levando sempre em conta as melhores notas do ENEM, deixando claro para o estudante a importância de se conseguir uma boa nota no Exame.

NOTA DE CORTE SISU 2019

Ao longo do período de inscrição, que neste ano durou entre os dias 23 e 26 de janeiro, uma vez por dia, o sistema realiza o cálculo da Nota de Corte SISU 2019, que determina quais serão as menores notas para que o estudante fique entre os potencialmente selecionados para cada um dos cursos oferecidos.

Este cálculo é feito com base no número de vagas disponíveis e o total dos candidatos inscritos em determinado curso, levando em conta também a modalidade de concorrência escolhida.

Como Acompanhar nota de Corte do SISU

NOTA DE CORTE SISU 2019

Esse sem margens de duvidas é o momento de aflição onde o participante do Enem 2019 aguarda ansiosamente a nota de corte. O MEC possui um sistema automático que seleciona alunos para as instituições públicas de todo o país.

Normalmente, o MEC divulga as notas de corte do SISU parciais com duração de três dias em cada curso. Esse período ficará sabendo qual a nota mínima para ingressar-se em determinado curso com a opção de alteração, caso não esteja sendo aprovado.

O procedimento de avaliação da nota de corte é de extrema importância para saber como foi o seu desempenho dos demais concorrentes. O SISU na verdade é uma corrida, ou seja, quem possui mais pontos sai na frente e têm chances de ganhar, sendo assim, a vaga do curso desejável.

NOTA DE CORTE SISU 2019

Se estiver procurando maneiras de monitorar a nota de corte, está no lugar certo. Continue lendo esse artigo para saber como monitorar a nota final em busca de uma oportunidade na universidade.

Antes de tudo, o primeiro procedimento é ter conhecimento qual é a nota de corte. O MEC faz divulgação diariamente, por volta das 2h da madrugada. Esse é o horário correto para os valorem refletem a realidade das notas de corte durante as parciais, que são automaticamente fechadas no dia anterior.

Assim que acessa a nota parcial, analise calmamente como você está em relação ao grupo e sua classificação entre os aprovados. É necessário que acompanhe a nota diariamente, visto que a sua classificação pode mudar conforme a quantidade de alunos matriculado no mesmo curso.

Classificação Parcial do SISU

NOTA DE CORTE SISU 2019

Quando falamos da Nota de Corte SISU, nós não podemos nos esquecer da classificação parcial, que é um dos pontos cruciais deste sistema de distribuição de vagas de alguns dos principais cursos de universidades públicas brasileiras.

Como a própria definição já pode indicar, a classificação parcial do SISU é a posição na qual o candidato se encontra ao longo do processo seletivo do sistema, enquanto o resultado final não é divulgado de maneira oficial.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Calculada a partir das notas obtidas pelos estudantes no ENEM que se inscreveram no mesmo curso do candidato, ela deve ser encarada apenas como uma referência, sendo uma indicação a respeito das possibilidades de sucesso por parte deste candidato até a divulgação do resultado final.

Para que a consulta da classificação parcial do SISU seja feita durante o período das inscrições, o candidato precisará realizar o acesso ao seu boletim de acompanhamento, num processo que poderá ser feito diretamente na página oficial do sistema.

Simulador Nota de Corte

NOTA DE CORTE SISU 2019

Por se tratar de algo tão importante para as pretensões de qualquer estudante que deseje utilizar a nota do ENEM para ingressar em alguma universidade pública de qualidade, a SISU nota de corte poderá ser simulada.

Existem sites que mostram como simular esta nota, permitindo realizar este procedimento de modo eficaz, facilitando a vida do estudante que deseja fazer uso deste sistema para alcançar uma vaga em algum curso em uma instituição pública de ensino superior.

Um dos mais interessantes e confiáveis que há na web atualmente é a parceria entre o Guia do Estudante e o site Evolucional, que criaram juntos o Mapa do SISU, que visa simular a Nota de Corte SISU.

Além desta opção, os estudantes brasileiros também terão no site Geekie Games, uma excelente forma de realizar a simulação da Nota Corte SISU, que será feita diretamente nesta página:

NOTA DE CORTE SISU 2019

Bastará ao estudante digitar seu resultado no ENEM nos campos correspondentes às áreas de conhecimento existentes no exame, e o sistema do Geekie Games realiza a simulação que mostra em quais cursos e universidades ele passaria no SISU.

Resultado SISU 2019

Pois bem, todo o processo de inscrição do estudante no SISU só terá valido a pena se ao final dele o resultado indicar a conquista de uma vaga no curso por ele desejado, na universidade igualmente desejada.

NOTA DE CORTE SISU 2019

Portanto, para realizar a consulta do resultado SISU, o estudante deverá acessar o boletim do candidato na página oficial do sistema, (http://sisu.mec.gov.br), clicando na opção desejada para dar prosseguimento a sua busca.

Outra forma de obtenção deste resultado SISU será por meio da Central de Atendimento do MEC, através do telefone 0800-616161, ou diretamente nas instituições participantes.


Depois de consultado o resultado SISU 2019, o candidato deverá verificar junto à instituição de ensino superior na qual foi aprovado, os detalhes pertinentes à sua matrícula, tais como o local, o horário e os procedimentos para a confirmação da mesma.

Neste ano, o prazo para a confirmação da matrícula no final do mês de janeiro. Portanto, fique atento!

Agora já sabe como acompanhar a nota de corte? Compartilhe este artigo nas redes sociais ou para seu amigo em comum. Não se esqueça de deixar seu comentário que é muito importante para nós. Só assim iremos saber se os conteúdos estão agradando.

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *