O QUE É O SISU 2019 → Saiba como Funciona o Programa

Todos os estudantes brasileiros que desejam ter uma oportunidade de ingressar em alguma universidade pública de qualidade precisam saber o que é o SISU 2019, já que ele é o sistema que permite utilizar a nota do ENEM como forma de alcançar vagas.

Vários programas foram criados pelo governo federal com o intuito de promover uma democratização do acesso às universidades, sejam elas públicas ou particulares, e dentre estes, um dos mais interessantes é justamente o SISU.

Por despertar grande interesse atualmente, o programa será o objeto deste artigo, que buscará esclarecer todas as dúvidas sobre este programa, mostrando de maneira clara e bem definida o que ele é. Vamos ver mais!

O que é o SISU 2019?

O SISU 2019, Sistema de Seleção Unificada, nada mais é do que um programa criado pelo governo federal para facilitar o acesso a vagas de cursos de universidades públicas participantes do programa.

O QUE É O SISU 2019

É um sistema informatizado que é controlado pelo Ministério da Educação (MEC), e tem como principal característica ser uma plataforma na qual as instituições públicas de ensino superior podem ofertar vagas de alguns de seus cursos mais concorridos a estudantes que participaram do Exame Nacional do Ensino Médio, o ENEM do ano anterior.

Quem pode se inscrever no SISU 2019?

Segundo informações oficiais sobre o programa, quem pode participar do SISU são os estudantes que participaram do ENEM na edição anterior, mas será fundamental que estes estudantes tenham obtido nota na redação que não seja igual a zero.

Como algumas instituições utilizam o critério da nota mínima para participação do processo seletivo de certas vagas, o estudante deverá se atentar se sua nota lhe permitirá participar do processo seletivo para determinada vaga (o sistema irá emitir uma mensagem no momento da inscrição avisando, caso a nota do estudante não atinja o mínimo exigido para aquele curso).

Inscrição SISU 2019

O estudante interessado em se inscrever no SISU deverá utilizar seu número de inscrição e sua senha de acesso, que foram gerados no site do ENEM, lembrando que, caso o estudante tenha se esquecido de um ou de ambos, ele poderá recuperá-los no próprio site do ENEM.

Esta inscrição só poderá ser feita de modo exclusivo pela web, diretamente no site do SISU, não havendo a cobrança de quaisquer tipos de taxas ou de outros tipos de valores referentes ao ato da inscrição.

O QUE É O SISU 2019

Um ponto importante no momento da inscrição SISU 2019 será a documentação exigida do candidato, e o estudante deverá se atentar em relação a isto, além de também se atentar aos prazos e tudo mais que envolve o processo.

Nota de Corte do SISU

O QUE É O SISU 2019

Como já foi dito anteriormente, algumas instituições participantes estipulam uma nota mínima para determinados cursos, e os estudantes deverão estar atentos a isto, sendo que o próprio sistema informa no momento da opção feita (o estudante tem direito a fazer duas opções de cursos para concorrer).

Um dos pontos mais importantes neste tocante, a nota de corte do SISU desperta interesse por parte dos estudantes participantes do programa, especialmente por ser por meio dela que muitas vagas são decididas.

Pois bem, como ela funciona? Ao longo do período de inscrição, uma vez por dia, o sistema irá fazer um cálculo da nota de corte, que representará a menor nota para continuar entre os estudantes potencialmente aprovados.

Esta nota de corte será calculada para cada curso sempre com base no número de vagas disponibilizadas e também no total de estudantes candidatos que se inscreveram no curso em questão, sempre por modalidade de concorrência. Ela só será informada aos estudantes pelo sistema do site do programa a partir do segundo dia das inscrições.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Resultado SISU 2019

A melhor forma de se consultar o resultado SISU será através do próprio site do programa, no qual o inscrito poderá fazê-lo clicando no boletim do candidato, que mostrará informações atualizadas sobre a classificação parcial e sobre o resultado final (quando findar o prazo das inscrições).

O QUE É O SISU 2019

Outra forma de se conseguir realizar esta consulta é por meio das próprias instituições participantes ou através do telefone da Central de Atendimento do MEC, que é o 0800-616161.

Lista de Espera SISU

Há ainda uma segunda chance para quem deseja ingressar numa universidade pública: a lista de espera SISU 2019, que como o próprio nome já diz, é uma opção de entrar numa espécie de lista na qual os estudantes podem obter vagas consideradas ociosas.

O QUE É O SISU 2019

Como alguns estudantes da chamada regular podem desistir do curso selecionado, ou simplesmente podem não entregar os documentos necessários, entre outras coisas, perdendo a vaga, um número considerável de vagas ociosas são disponibilizadas para a lista de espera.


A participação estará restrita à primeira opção de curso e de instituição que foi feita pelo estudante no momento da inscrição e será importante que ele consulte o sistema, pois a entrada em lista de espera não é automática.


SISUTEC 2019

Um dos programas mais interessantes já criados pelo Governo, o SISUTEC fez sucesso assim que surgiu, e hoje já mobiliza uma enorme quantidade de estudantes em todo o Brasil. Fazendo uso do Bolsa Formação, as vagas gratuitas são ofertadas aos candidatos por meio do SISUTEC 2019, que funciona de modo bem parecido ao modelo apresentado pelo SISU 2019, esse que lhe serviu de inspiração no momento de sua criação.

Através do Sisutec é possível para o candidato escolher e se inscrever em cursos de instituições de ensino técnico e profissionalizante, sendo estas públicas e particulares do país inteiro, dentro de um processo de inscrição de etapa única, com período estipulado e por meio da internet.

O QUE É O SISU 2019

Após realizar a inscrição SISUTEC 2019, o estudante interessado tem acesso a uma página na qual se encontram todos os cursos que são disponibilizados pelas instituições participantes deste grande do Governo programa educacional de abrangência nacional.

Será a partir daí que o candidato terá a possibilidade de filtrar por localidade, por instituição e também por curso, tornando a busca muito mais otimizada e eficaz.

Depois de encontrar os cursos que possui interesse, será possível fazer a escolha, atentando a ordem de prioridade, da primeira e da segunda opção, tal como no SISU, sendo também possível escolher, assim como ocorre no outro sistema, qual será a modalidade de concorrência.


Ficou com alguma dúvida sobre o que é o SISU 2019? Deixe o seu comentário logo abaixo e aguarde a nossa resposta. Boa Sorte!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *