RESULTADO SISU 2019 → Confira se Você foi Aprovado(a)!

Uma das melhores e mais interessantes maneiras de se conseguir uma vaga numa boa universidade no Brasil se dá por meio da utilização da nota do resultado SiSu 2019.

E como mais um ano chegou, e com ele também mais uma edição do exame, cresce a expectativa entre muitos estudantes do Brasil inteiro para participar do ENEM e conseguir tirar uma boa nota, que ajude no intento de ingressar em uma instituição de ensino superior de qualidade.

Um dos mais importantes dentre estes programas criados pelo governo federal brasileiro é o Sistema de Seleção Unificada, que é mais conhecido no Brasil inteiro pelo nome de SISU, cujo resultado também tem despertado grande interesse entre os estudantes brasileiros.

SISU 2019

O Sistema de Seleção Unificada, o SISU, nada mais é do que uma maneira informatizada, gerenciada pelo Ministério da Educação, o MEC, com a qual muitas instituições públicas de ensino superior conseguem oferecer suas vagas.

Estas vagas são oferecidas aos estudantes que participaram do ENEM, sendo que o processo seletivo do SISU possui apenas uma única etapa de inscrição, e é considerado por muitos, atualmente, como um dos mais eficientes e interessantes sistemas já criados no Brasil.

RESULTADO SISU 2019

Normalmente, o SISU abre inscrições para quem participou da edição anterior do ENEM no mês de janeiro (este ano a inscrição pôde ser feita entre os dias 23 e 26 de janeiro), sendo imprescindível que o estudante tenha feito o exame para participar.

O candidato pode se inscrever em até duas opções de instituições, por ordem de preferência, dentro do portfólio de vagas oferecidas pelas instituições de ensino superior que são participantes do programa.

Há a possibilidade para o candidato alterar as opções de escolha que foram feitas no momento da inscrição, caso este seja o seu desejo, no entanto, é importante ressaltar que somente terá validade a última opção cadastrada pelo candidato.

Ao final do prazo de inscrição, o SISU 2019 seleciona todos os melhores estudantes, sendo classificados por curso, por modalidade de concorrência e também seguindo as notas obtidas no ENEM.

Resultado SISU 2019

O processo do SISU é bem rápido e ágil, e consultar o resultado será algo bem simples, pois assim que acabar o prazo de inscrição, ele já estará disponível na página oficial do próprio sistema. Confira:

RESULTADO SISU 2019

Acesse o site através do endereço: www.sisu.mec.gov.br, nesta página será possível ao candidato consultar o resultado SISU acessando o boletim do candidato, tudo de maneira bem simples e objetiva.

Haverá também a possibilidade de realizar esta consulta do SISU resultado diretamente com as instituições participantes ou através da Central de Atendimento o MEC, no telefone 0800-616161.

No site do SISU, o acesso do candidato se dará clicando sobre a opção “Ver meu boletim”. Haverá também a opção de se participar da lista de espera, que veremos mais no próximo tópico.

Nota de Corte do SISU 2019

A nota do ENEM é, diga-se de passagem, um dos pontos mais importantes para quem deseja utilizar o SISU como forma de ingressar em alguma universidade pública de qualidade no próximo ano.

Existe a Nota de Corte, que é a adoção por parte de algumas instituições de ensino participantes de uma nota mínima para a inscrição para determinados cursos oferecidos por elas aos estudantes.

RESULTADO SISU 2019

No momento em que o estudante faz sua opção, ele é informado se a sua nota será suficiente para concorrer ou não àquela vaga. Caso ela não seja suficiente, o estudante poderá escolher por outra vaga em outro curso na mesma instituição, ou tentar uma vaga em outra universidade.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Outro ponto importante que o candidato deverá ter em conta é que algumas instituições participantes do SISU costumam adotar pesos diferentes para as provas do ENEM, sendo que esta informação estará disponibilizada no momento em que a inscrição estiver sendo feita.

Lista de espera do SISU 2019

Considerada uma espécie de segunda chance para os candidatos que desejam ingressar numa universidade pública usando a nota do ENEM e o SISU, a famosa Lista de Espera é uma boa opção, pois representa a oportunidade de conquista de vagas ociosas por conta de desistências, falta de apresentação de documentos e perdas dos prazos.

RESULTADO SISU 2019

Todas estas vagas são destinadas à Lista de Espera, e o que o estudante deverá fazer é manifestar seu interesse em participar dela diretamente no boletim do candidato, no site oficial do SISU.

Após a chamada regular, o SISU disponibiliza para as instituições participantes a Lista de Espera, que será destinada ao preenchimento de vagas que não foram ocupadas durante a primeira chamada.

É importante deixar claro que só poderão participar da Lista de Espera SISU 2019 os estudantes que não foram selecionados na primeira opção de curso durante a chamada regular.

SISU e PROUNI

Muitos estudantes devem ter a mesma dúvida: o candidato inscrito no Sisu pode inscrever-se também no Prouni? Sim, é possível fazer as duas inscrições desde que o estudante siga os requisitos do Programa.

Em 2019, no primeiro semestre, os dois programas, tanto o Sisu quanto o Prouni, adotam o Enem 2018 como critério para seleção de candidatos. Mas, mesmo sendo possível fazer as duas inscrições, caso o candidato seja selecionado nos dois programas, terá que fazer uma escolha entre um ou outro.

O estudante não pode utilizar uma bolsa do programa e estar, ao mesmo tempo, matriculado em instituição de educação superior pública e gratuita.

Então, é preciso pensar bem qual será seu próximo passo, mas, para poder escolher é necessário, antes, fazer as inscrições. Inscrever-se no SISU é uma grande oportunidade de conseguir uma vaga para estudar em uma universidade pública e receber um ensino de alto padrão reconhecido pelo mercado de trabalho.

Aplicativo Sisu

Com o aplicativo Sisu você pode escolher até quatro modalidades de curso para acompanhar as notas de corte durante o período de inscrição. Além disso, muitos outros benefícios o aplicativo oferece ao candidato. Saiba alguns.

  • Acompanhe sua inscrição no Sisu e tenha acesso as classificações parciais e notas de corte;
  • Veja o seu resultado final e a lista de aprovados;
  • Tenha acesso a suas notas do Enem;
  • Adicione lembretes e acompanhe todas as datas, desde a inscrição até a convocação da lista de espera.

Com o aplicativo o candidato também pode conferir a quantidade de vagas para ampla concorrência e ações afirmativas, pesos, turnos e local de ofertas dos cursos. Faça sua lista de favoritos e não perca essas atualizações.

Mesmo com tantos benefícios, é bom estar ciente que o aplicativo Sisu funciona apenas como consulta de informações de sua inscrição e também sobre o programa. Você não pode se inscrever para o Sisu 2019 através do aplicativo, isso só é possível, exclusivamente, na página de internet sisu.mec.gov.br.


Seguindo as nossas dicas, você ficará bem mais perto de conseguir uma vaga na instituição do seu sonho e sairá na frente dos seus concorrentes. Caso ocorra alguma dúvida relacionada ao resultado SISU 2019 você poderá deixá-la nos comentários. Boa sorte!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *