Segunda Chamada SISU 2019 → Inscrição, Lista de Espera

O SiSu (Sistema de Seleção Unificada) é um programa gerenciado pelo Ministério da Educação (MEC) que oferece aos estudantes, vagas no ensino superior em universidades públicas, a nota do Enem é usada para fazer a classificação dos candidatos e sua participação é gratuita. A seleção ocorre duas vezes ao ano, em sua primeira e segunda chamada SiSu 2019.

Hoje, 43% das vagas ofertadas nas universidades públicas são vindas do SiSu. É bom lembrar para os alunos que não forem selecionados na primeira chamada que a segunda chamada ocorre no segundo semestre do ano, e é mais uma chance do candidato entrar na universidade.

Vamos explicar abaixo como funciona a segunda chamada do SiSu 2019 e o que deve ser feito pelo candidato para garantir sua vaga no ensino superior caso seja chamado.

Segunda Chamada SISU 2019

Como já mencionado, o SiSu classifica os candidatos a partir de suas notas no Enem e os convocam duas vezes, no início e meio do ano, a segunda chamada funciona da mesma forma que a primeira, qualquer aluno que tenha feito o Enem no ano anterior ao da atual edição e não tenha zerado a redação pode se inscrever de forma gratuita.

É importante citar que cada instituição de ensino tem total liberdade de escolher quais as regras para um candidato ser aprovado ou não, elas podem determinar o peso das notas de cada área de conhecimento e também é possível exigir nota mínima para aprovação.

SEGUNDA CHAMA SISU 2019

A nota de corte de cada curso dependerá da média de notas dos alunos que se inscreverem no curso e suas vagas disponíveis, esses números são atualizados e o candidato pode mudar sua opção de curso quantas vezes quiser, podendo adequar sua nota ao curso que tiver ponto de corte mais viável.

Apesar desse “atalho” para entrar na universidade, não é recomendável que o estudante mude a escolha para um curso que não tenha nenhuma simpatia apenas para entrar na universidade, esperar o ano seguinte ou outras formas de entrar na universidade, como a lista de espera são melhores decisões a se tomar.

Inscrição Segunda Chamada Sisu

O SiSu fica aberto durante 4 dias para a inscrição da primeira chamada, e é nela que seus dados e solicitações ficarão salvas para a segunda chamada, nesse período o candidato pode acessar o sistema e usar seu número de inscrição e senha do Enem, na plataforma também poderá escolher os cursos nos quais quer fazer, são duas opções selecionáveis.

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Não é possível alterar a escolha de curso após o sistema fechar as inscrições da primeira chamada, por isso é importante o aluno ficar atento às datas e pensar bem sobre a profissão que quer seguir.

SEGUNDA CHAMADA SISU 2019

O SiSu não possui uma segunda chamada oficial, ela é encarada como uma lista de espera e o aluno deve manifestar interesse na plataforma. O MEC abre a possibilidade do candidato entrar na lista e disputar as vagas que não foram preenchidas na primeira chamada.

Os candidatos selecionados devem procurar diretamente as universidades para consultar quais documentos serão necessários no processo de inscrição e os horários de matrícula. Todo o processo de convocação pode demorar até 2 meses.

Lista de Espera

Podem participar da lista de espera os alunos que não forem selecionados em nenhuma das opções na chamada regular ou quem foi selecionado na segunda opção, ao entrar na lista de espera o candidato concorre apenas a uma vaga em sua primeira opção de curso. As regras podem mudar a cada edição do SiSu.

Sempre que algum estudante desistir de uma vaga, ou pela não entrega dos documentos necessários para confirmar a matrícula, ou por simplesmente não respeitar os prazos estipulados, a vaga ociosa é direcionada a quem se encontra nesta Lista de Espera.

SEGUNDA CHAMADA SISU 2019

Desta forma, saiba que os estudantes que não foram selecionados na primeira opção de curso durante a chamada regular poderão participar desta Lista de Espera. Já no que diz respeito aos que foram selecionados na segunda opção, a eles é aberta a possibilidade de participar da inscrição desta nova etapa.


O SiSu é atualmente o maior programa para introduzir alunos ao ensino superior público, a prova está cada dia mais concorrida e cabe ao aluno ficar atento ao edital de cada ano, o processo de inscrição na plataforma é informatizado e simples, dando ao candidato tranquilidade para participar e focar seus esforços nos estudos.

Caso tenha alguma dúvida a respeito do que foi tratado acima deixe o seu recado agora mesmo, para que possamos esclarece-lo o mais breve possível. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *