SISU 2019 – Inscrição, Como se inscrever, Resultado, Lista de Espera

Para os alunos que fizeram o ENEM no final de 2018 e deseja ingressar em alguma faculdade pública com o intuito de ter uma boa formação acadêmica. O SISU 2019 é a sigla de Sistema de Seleção Unificado, que seleciona alunos com capacidade de tira uma boa nota no exame nacional do ensino médio sendo assim atingindo o seu objetivo de ingressar na faculdade pública.

Em nossa plataforma, vamos passar mais informações sobre o programa do Governo e como funciona, além disso saiba como fazer a inscrição SISU, o que fazer após se inscrever e como conferir o resultado do programa através da internet. Confira atentamente e leia nossas informações para não deixar passar nada em branco.

SISU 2019

O Sistema de Seleção Unificado, que é uma ferramenta muito fluente dentro do Ministério da Educação onde eles fazem a seleção de alunos para as instituições públicas de ensino superior através da nota obtida no Exame Nacional do Ensino Médio conhecido muito pelos vestibulandos como ENEM.

SISU 2019

Muito jovens usam o Sisu 2019 como uma grande  porta para milhares de vagas em dezenas de universidades de todos os Estados do Brasil. Todas instituições de ensino adotam esse sistema e informam, de acordo como o curso escolhido, e quais as vagas que estão disponíveis.

O Sisu pode ser definido como uma página na internet onde os alunos podem fazer a sua inscrição no programa e concorre a uma vaga no ensino superior.

Como se inscrever no SISU?

Agora vamos passar mais informações para quem deseja fazer a inscrição SISU 2019 e tem alguma dúvida. Para o candidato se inscrever no programa veja a seguir o passo à passo:

SISU 2019

  • Primeiro acesse o site: sisualuno.mec.gov.br;
  • Informe os dados pedidos;
  • Depois escolha as suas duas opções de cursos;
  • Por fim efetue a sua inscrição e espere a data do resultado.

Para se inscrever no SISU basta apenas que o candidato tenha feito o último ENEM e utiliza os mesmo dados cadastrais usados para a sua inscrição ENEM, para realizar a sua inscrição SISU 2019. Veja a seguir mais detalhes sobre o resultado do SISU.

Como consultar resultado SISU?

SISU 2019

Quando a nota do ENEM estiver no portal para todos, você já pode fazer a consulta para a nota de corte do curso que você deseja para ter uma noção se conseguirá adentrar ou não no curso desejado. Para você consultar o  siga as instruções:


Passo 01. Entre no site do Mec sisualuno.mec.gov.br;


Passo 02. Efetuar o login usando as mesma informações na hora de que o candidato se inscreveu para o ENEM;


Passo 03. Após isso, selecionar quais opções que está disponíveis de acordo com sua próprias escolhas.


O que é a nota de corte do SISU?

Se você fez o ENEM no ano anterior, pode participar tranquilamente do programa. Dentro do sistema o aluno pode escolher até dois tipos de cursos para fazer a sua graduação. O SISU divulga as notas de corte anualmente, ou seja, a nota mínima necessária para adentrar em um dos cursos superiores escolhido.

SISU 2019

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Dessa forma, o estudante pode ter uma breve noção da sua pontuação, se foi suficiente para ser aprovado no curso que no qual pretende fazer.

Ao decorrer do processo o candidato pode alterar as opções de curso até o último da data de inscrição SISU 2019, escolhendo assim as que possuem nota de corte mais parecidas com a sua nota obtida no ENEM, escolhendo as faculdades em que possui mais chances de conseguir uma aprovação.

Nota de Corte SISU 2019

É de conhecimento geral que a nota de Corte do Sisu é um mecanismo de controle de grande importância para dispnibilização das vagas das instituições participantes do Sisu. É essa Nota de Corte SISU que representa a chance para a maioria dos alunos brasileiros de finalmente conseguir ingressar em uma instituição de ensino superior pública.

A Nota de Corte do SISU é 2019 é uma forma de cálculo encontrada pelo Sistema de Seleção Unificada do Governo para conseguir estipular quais são as vagas a serem direcionadas, levando sempre em conta as melhores classificações do ENEM, deixando bem claro para o aluno a importância de se conseguir uma boa nota no Exame.

Ao longo do período das inscrições para o programa SISU 2019, que em 2018 ocorreu entre os dias 23 e 26 de janeiro, uma vez por dia, o site do programa realiza o cálculo da Nota de Corte SISU 2019, é importante atentar que é esse cálculo que determina quais serão as menores notas para que o aluno fique entre os melhores selecionados para cada um dos cursos oferecidos pelo sistema.

Importante lembras que esse cálculo do Sisu é realizado com fundamentado no número de vagas oferecidas pelo sistema e o total dos alunos inscritos em um determinado curso, levando em consideração também qual a modalidade de concorrência que foi escolhida.

Classificação Parcial do Sisu

Quando a Nota de Corte SISU é citada, não se pode esquecer da classificação parcial, que é um dos pontos extremamente importantes deste concorrido sistema de ofertas de vagas de alguns dos principais cursos de instituições públicas brasileiras.

Como a própria definição da palavra já pode insinuar, a classificação parcial do SISU – Sistema de Seleção Unificada é a posição na qual o estudante se encontra ao longo do processo seletivo do próprio sistema, enquanto o resultado final não é divulgado de maneira oficial.

O que é a lista de espera SISU?

SISU 2019

A lista de espera SISU 2019 funciona com duas chamadas, sendo assim, o programa convoca os candidatos que restam para ingressar na lista caso o candidato não tenha sido aprovado na primeira seleção.

Sendo assim o estudante tema opção de ficar na lista de espera ou não, se o candidato participar da lista eles serão convocados pelas próprias universidades caso as vagas não forem devidamente preenchidas com todos os requisitos.


Após ler nosso artigo falando sobre o SISU 2019, que é bastante usado por candidatos que deseja ingressar em uma universidade pública. A seguir faça um comentário falando o que achou da nossa plataforma, na qual, passamos informações para todos vocês. Obrigado e uma boa sorte.

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *