SISUTEC 2019 → Saiba como se Inscrever nos Cursos Abertos

Os estudantes brasileiros que desejam utilizar a nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) para ingressar em alguma universidade pública têm o auxílio do Sisutec 2019, o Sistema de Seleção Unificada, que facilita em muito a vida dos candidatos por meio de um processo seletivo bem eficiente e dinâmico.

Pois para quem buscava ingressar em instituições de ensino técnico e profissionalizante, uma versão similar ao SISU foi criada em 2013, com vistas também a facilitar o acesso e a seleção dos estudantes, democratizando também este tipo de ensino.

Foi assim que nasceu o SISUTEC, que é o Sistema de Seleção Unificada do Ensino Profissional e Tecnológico, criado como um projeto para complementar o PRONATEC, com vistas a oferecer vagas gratuitas para cursos de instituições, tanto públicas, quanto particulares.

SISUTEC 2019

Um dos programas mais interessantes já criados, o SISUTEC fez sucesso logo que surgiu, e hoje já mobiliza uma quantidade imensa de estudantes em todo o país. Fazendo uso do Bolsa Formação, as vagas gratuitas são oferecidas aos estudantes por meio do SISUTEC 2019, que funciona de modo bem similar ao modelo apresentado pelo SISU 2019, que lhe serviu de inspiração no momento de sua criação.

Através dele é possível escolher e se inscrever para cursos de instituições de ensino técnico e profissionalizante, públicas e particulares do Brasil inteiro, dentro de um processo inscrição de etapa única, com período definido e por meio da internet.

SISUTEC 2019

Após realizar a inscrição SISUTEC, o candidato interessado tem acesso à uma página na qual se encontram todos os cursos que são oferecidos pelas instituições participantes deste programa educacional de abrangência nacional.

Será a partir deste momento que o estudante terá a possibilidade de aplicar filtros por localidade, por instituição e também por curso oferecido, tornando a sua busca muito mais otimizada e eficaz.

Depois de encontrados os cursos de seu interesse, será possível realizar a escolha, sempre por ordem de prioridade, da primeira e da segunda opção, tal qual é visto no SISU, sendo também possível determinar, assim como ocorre no outro sistema, qual será a modalidade de concorrência.

Também será possível, durante o período de inscrições, que dura alguns dias, realizar a comparação entre a nota do ENEM e a nota de corte indicada para a modalidade e para o curso selecionado.

É importante ressaltar que as notas de corte serão sempre atualizadas à meia noite de cada dia, sendo possível alterar o curso selecionado e aplicar para outra opção sempre que a nota não alcançar o mínimo que foi estipulado para aquela vaga em questão.

Requisitos para inscrição

De acordo com as regras, é possível visualizar de modo bem claro quem pode participar do SISUTEC:


01. Todos os candidatos que participaram do ENEM na edição anterior;


02. tenham concluído o ensino médio, além de terem alcançado a pontuação maior que zero na redação do exame.


Por conta de seu viés de programa que visa democratizar as vagas de instituições de ensino técnico, 85% das vagas ofertadas pelas instituições participantes do SISUTEC são destinadas aos candidatos que sejam oriundos de escolas públicas ou que tenham cursado em escola particular por conta de bolsa integral.

Inscrição SISUTEC 2019

Como já foi dito anteriormente, só poderá se inscrever no SISUTEC o estudante que tenha participado da edição do ano anterior do ENEM, sendo necessário que este estudante siga algumas instruções que iremos deixar abaixo:

SISUTEC 2019


Passo 1: Acesse o site do SISU oficial do programa: www.sisutec.mec.gov.br.


Passo 2: Nesta página, o estudante deverá utilizar o número de inscrição e a senha de acesso que foram cadastrados no site do ENEM, para, depois disto, começar a escolher os cursos para os quais deseja concorrer às vagas.


É importante lembrar que este processo do SISUTEC inscrição é totalmente gratuito e será feito exclusivamente pela internet, sendo de fundamental importância a leitura por parte do candidato do edital do SISUTEC, para que ele se atente às regras da edição do ano vigente e ao prazo de inscrição divulgado.

Resultado SISUTEC 2019

SISUTEC 2019O candidato que desejar saber como consultar o resultado do SISUTEC deverá se atentar ao que consta no edital oficial do ano vigente, pois será nele que surgirão as mais importantes informações pertinentes ao processo seletivo.

Normalmente, o resultado é divulgado entre os meses de junho e julho, e muito provavelmente será assim também na próxima edição, que terá como participantes os estudantes que prestaram o ENEM 2018.

No entanto, a edição deste ano, que teve como participantes os estudantes que prestaram o ENEM em 2018, ainda não teve confirmada a data para divulgação do resultado SISU, o que gera muita ansiedade em todos que se inscreveram.


Portanto, se você deseja participar deste processo seletivo tão eficiente e ingressar em alguma instituição de ensino técnico e profissionalizante do Brasil inteiro, será importante acompanhar com atenção tudo que envolve o SISUTEC.

O edital será de fundamental importância, e se preparar para as provas do ENEM também, pois a nota será essencial para determinar o ingresso em alguma instituição que for de sua preferência através do SISUTEC 2019. Boa Sorte!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *