SITE DO SISU 2019 → Saiba como acessar: Inscrição, Resultado

Considerado por muitos como uma das formas mais interessantes de se conseguir ingressar em uma universidade pública, o site do Sisu 2019 tem despertado grande interesse por parte dos estudantes brasileiros de todas as regiões do país.

A nota do ENEM (Exame Nacional do Ensino Médio) é uma porta de entrada para uma universidade, e por meio do SISU, esta porta fica ainda mais fácil de ser acessada pelo estudante que prestou o exame.

Por conta disto, cada vez mais estudantes brasileiros buscam por informações relacionadas ao SiSU 2019, que é um dos melhores e mais eficientes programas educacionais criados pelo governo federal em muitos anos. Confira!

Site do Sisu 2019

O site SISU é uma das ferramentas mais importantes e que também segue a linha de eficiência, que nós vamos conhecer em detalhes nas próximas linhas deste artigo, mostrando, entre outras coisas, quais são os principais serviços oferecidos, como acessá-lo, como realizar a inscrição através dele e como realizar login.

SITE DO SISU 2019


Inscrição: No site do SISU, através do endereço www.sisu.mec.gov.br, há diversos serviços importantes que visam facilitar a vida do estudante que deseja realizar a inscrição neste programa, oferecendo uma gama de ferramentas fáceis de serem acessadas e que são extremamente intuitivas.

Por exemplo, é perfeitamente possível realizar a inscrição no programa através do site, de modo objetivo e simples, usando para isto, o número de inscrição e a senha de acesso gerados no ato da inscrição feita no site do ENEM.


Resultado: Depois da inscrição, a consulta do resultado do SISU, que poderá ser feita na página inicial, diretamente na opção referente ao boletim, clicando em “Ver meu boletim”.

Através do site, além de consultar o resultado do SISU, também será possível acompanhar o resultado parcial, solicitar lista de espera, acompanhar a nota de corte, entre outras tantas coisas possíveis.


SISU Aluno: Existe também a opção SISU Aluno, que é totalmente voltada para quem se inscreveu no programa, dando suporte, informações e todas as diretrizes de modo fácil e simples, bastando uma navegação rápida por parte do estudante.


www.sisu.mec.gov.br

Para o estudante que desejar acessar o site do SISU, será importante saber que há duas opções a sua escolha, fazer o acesso diretamente pelo navegador, ou optar por fazer o acesso através do Google, por meio de uma pesquisa.

Ambas as opções são fáceis, e tudo vai depender da pessoa que estiver fazendo o acesso.


SITE DO SISU 2019

Navegador: Pelo navegador, a pessoa deverá inserir este endereço https://sisu.mec.gov.br/ no local destinado, para que a página inicial do site oficial do SISU se abra diante de seus olhos.


SITE DO SISU 2019

Google: Utilizando o buscador como forma de acessar o site do SISU, bastará realizar uma busca simples , sendo que, provavelmente, o primeiro resultado desta busca será o site. Bastará clicar sobre este link e a página inicial lhe será aberta.


Inscrição SISU 2019

A única forma de realizar a inscrição no SISU será por meio da internet, diretamente no site oficial, e o estudante interessado deverá acompanhar as notícias e informações sobre o programa, para saber exatamente quais as datas para realizar esta inscrição.

Este ano, por exemplo, o período das inscrições nesta edição do SISU foi aberto entre os dias 23 e 26 de janeiro, sendo voltado para os estudantes que concluíram a edição de 2017 do ENEM.

Para se inscrever, o estudante deverá ter realizado a edição do ano anterior do ENEM e seguir o passos abaixo:

SITE DO SISU 2019

Está gostando do conteúdo? Deixe seu like nas rede sociais ao lado e ajude o site a crescer! Caso tenha alguma dúvida, basta comentar nas nossas redes sociais.

Passo 01. Acesse o site oficial do SISU:  www.sisualuno.mec.gov.br, utilizando para isto, o número de inscrição do ENEM e a senha de acesso que foi cadastrada no site do INEP.


Passo 02. No momento da inscrição, o estudante deverá escolher entre duas opções de cursos aos quais deseja concorrer, além de definir também a forma de concorrência, sendo importante demais que a busca por vagas seja feita com paciência e com muito critério.


Passo 03. Depois de concluída a inscrição, é importante confirmá-la, para depois, acompanhar os resultados ao longo do período de inscrição, verificando nota de corte para os cursos desejados, entre outras coisas.


SISU Aluno

E para fazer o login no SISU Aluno, o estudante deverá seguir algumas instruções que listamos abaixo:

SITE DO SISU 2019

  • Acessar o site oficial do programa: www.sisualuno.mec.gov.br.
  • Digitar seu número de inscrição.
  • Informar a senha de acesso nos locais indicados, logo na página inicial deste site.

Desta forma, será possível acessar todas as informações pertinentes ao programa, à inscrição e aos resultados, tanto da classificação parcial, quanto do resultado final, sendo também possível visualizar datas para os demais procedimentos: matrícula, entre outras coisas.

Resultado SISU

O participante do Sisu pode conferir seu resultado no site Sisu, nas instituições participantes, consultado no boletim do candidato e na Central de Atendimento MEC, através do telefone 0800-616161.

É importante citar que, caso o estudante seja selecionado, ele deverá verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, o local, horário e os requisitos para a matrícula. Todos os prazos ficam disponíveis no site do Sisu em www.sisu.mec.gov.br.

Sobre transferências de cursos, o candidato deve procurar informações na instituição que foi selecionado. Fazer o mesmo sobre os programas de assistência estudantil.

Sisu Enem

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) foram criados pelo Governo Federal e dão acesso ao ensino superior no Brasil. O Enem surgiu primeiro e sempre teve como objetivo principal avaliar a qualidade do ensino médio no Brasil. Já o Sisu foi criado para selecionar estudantes para universidades públicas e usa a nota do Enem como critério de classificação.
Nas próximas linhas, saiba como conferir as notas obtidas no Enem para usar no Sisu.

É muito simples conferir no Sisu as notas do Enem obtidas pelo candidato. Basta inserir no sistema o número de inscrição e a senha do Enem. Feito isso, o Sisu recupera, automaticamente, as notas do Enem.

É bom lembrar que os pesos das nota do Enem para o Sisu são diferenciados de acordo com a determinação das instituições de ensino. Sendo assim, a nota do candidato pode variar de acordo com os parâmetros definidos pela instituição.

As instituições participantes do Sisu podem adotar um bônus a ser atribuído à nota dos candidatos como forma de política afirmativa. Desse modo, a nota do mesmo candidato irá variar caso ele opte pela modalidade de ampla concorrência ou pela modalidade de ação afirmativa, com bônus.

Como você viu, suas notas podem variar, pois cada instituição de ensino tem o direito de estabelecer pesos diferenciados para cada curso.


É importante ressaltar que todas as principais informações referentes ao SISU poderão ser encontradas pelo estudante diretamente no site do SISU 2019, e caberá a ele ficar atento e acompanhar tudo, notícias, informações e datas, sempre com muita atenção. Boa sorte!

Professor Lucas CunhasEscrito por: Professor Lucas Cunha

Licenciado em Letras pela UFSC, Pós Graduado em Letras e Cultura pela University of Oxford e apaixonado por escrita web. Me sigam nas redes sociais:

  

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *